79 3214-0474
contato@monteironascimento.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artigo

Gestão Estratégica e Controladoria Jurídica: Impulsos à Eficiência Processual

A gestão estratégica desempenha um papel primordial na consecução da eficiência processual em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Este conceito, embasado em um contínuo processo de análise, planejamento e tomada de decisões, busca harmonizar as atividades jurídicas com os objetivos estratégicos da entidade.

Neste contexto, almeja-se estabelecer uma visão coesa e perspicaz, delineando metas e objetivos específicos. A avaliação do ambiente externo e interno revela oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e fracos da organização, elementos essenciais para a determinação da trajetória estratégica a ser trilhada.

No âmbito jurídico, a gestão estratégica visa otimizar os processos e recursos, visando à obtenção da máxima eficiência e eficácia nas atividades legais. Isso implica na apropriação adequada de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, com o intuito de angariar uma vantagem competitiva.

A controladoria jurídica desempenha, nesse contexto, uma função crucial na implementação da gestão estratégica no universo jurídico. Ela opera como uma instância de suporte estratégico e operacional, provendo informações e análises relevantes para fundamentar as decisões estratégicas.

A sua contribuição para a eficiência processual se consolida mediante a organização e padronização dos fluxos internos, mediante a formulação de procedimentos límpidos e a adoção de ferramentas tecnológicas adequadas. Esta abordagem visa acelerar as atividades diárias, minimizando erros e retrabalhos, o que se traduz em maior produtividade e eficiência por parte dos profissionais jurídicos.

Além disso, a controladoria jurídica se encarrega de efetuar análises dos custos relativos aos processos e despesas administrativas, o que possibilita a identificação de oportunidades para a redução de custos, negociação de honorários e estabelecimento de orçamentos adequados.

Outro aspecto relevante da gestão estratégica é a análise de indicadores de desempenho. A controladoria jurídica monitora métricas como o volume de processos, tempo de resposta e taxa de sucesso, o que permite identificar áreas passíveis de aprimoramento e corrigir eventuais falhas. Esta análise embasada em dados concretos propicia decisões mais assertivas e direcionadas.

A gestão estratégica também engloba o saneamento dos processos, sendo incumbência da controladoria jurídica revisar documentos, resolver pendências e manter as informações atualizadas. Esse processo propicia uma visão clara e contemporânea dos casos, possibilitando a adoção de uma estratégia diferenciada e eficaz.

Artigo produzida pela sócia e head das áreas de controladoria jurídica e contencioso de volume, Leyla Hora.